Crianças e adolescentes na Feira do Livro de POA

Márcia do Canto e Ineida Aliatti,

que apresentam o programa, com

Sônia Zanchetta, responsável pela área

infanto-juvenil da Feira do Livro de POA


Convidados conversam

durante a gravação


Mães deram a sua
contribuição no bate-papo



"Podemos ver que o comportamento da família influencia diretamente nos hábitos da criança. A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil II, divulgada pelo Instituo Pró-livro, relevou que nos lares dos não-leitores, 55% dos entrevistados, nunca viram os pais lendo. Então se consideramos que a maior influência para a formação da leitura vêm dos pais, é fundamental o papel da família de mostrar para a criança que a leitura é uma atividade prazerosa. Pequenas ações nossas podem fazer a diferença. "Afeto e palavras, assim como sorvete e calda de chocolate são delícias para as crianças", afirma a neurocientista Suzana Herculano-Houzel."


Neste sábado, dia 29 de outubro, vamos conversar sobre a importância da leitura e do que a Feira do Livro de POA pode proporcionar aos nossos filhos e jovens. Participou também da conversa a responsável pelo setor infanto-juvenil Sônia Maria Zanchetta.











A Representação do Professor na Vida das Crianças

Márcia do Canto e Ineida Aliatti

durante o programa

"O professor na vida de cada um"

Pais, mães e professores

participaram do bate papo

Mãe e a psicóloga
convidada Marilene Marodin
também contribuiram na conversa



"A interação professor aluno ultrapassa os limites da aprendizagem. É uma relação que deixa marcas importantes no desenvolvimento integral da vida de nossos filhos. Integral no sentido de que, com eles aprendem a estudar, conhecer, serem pessoas respeitosas, que tem desejo de conhecimento e, principalmente, capacidade de desenvolver relações afetivas. Nossos filhos precisam dos professores para se constituirem como pessoas, para se separarem da família e verem o mundo fora dela."



Neste sábado, dia 22 de outubro, vamos conversar sobre a importância da figura do professor na vida de cada um e de nossos filhos. Participou também da conversa a psicóloga Marilene Marodin.











Ajudando os filhos no vestibular

Márcia do Canto e Ineida Aliatti

apresentam o programa

Participou também da gravação

o Dr. Daniel Guzinski Rodrigues

Pais e mães durante

o bate-papo





"A escolha profissional requer muito esforço e dedicação de nossos filhos. Este período de preparação para o vestibular é carregado de incertezas com seu futuro e com suas escolhas. Além de terem muito para estudar, tem a pressão social, cobrança da turma, e nossa, dos pais. Quem tem um vestibulando em casa sabe que esse não é um período de calmaria. É importante buscarmos compreender o que está acontecendo com nosso filho."


Neste sábado, dia 15 de outubro, vamos conversar com mães e pais sobre como ajudar os filhos no vestibular. Participou também da conversa o Dr. Daniel Guzisnki Rodrigues.


Coisas que faço com meus pais

Márcia do Canto e Ineida Aliatti

apresentam o programa


A psicóloga Dr. Leonor D'Àvila Brandão

e uma das crianças durante a gravação

As crianças também deram
sua contribuição ao bate - papo



"Nós sabemos que nossos filhos crescem e vão se constituindo sujeitos, pessoas a partir das relações que estabelecem. Inicialmente com a mãe, com o pai, os irmãos, a família, depois a escola, amigos e assim por diante. Mas para se construir esta relação, estes vínculos, é necessário afeto, dedicação e esmero. Nossos filhos aprendem muito mais a partir dos nossos exemplos, no que fazemos e dizemos. Eles precisam de nós para ser, pensar, fazer. Para aprender a viver."


Neste sábado, dia 08 de outubro, vamos conversar com crianças sobre o que elas gostam de fazer e como gostam de passar o tempo com os pais. Participa também da conversa a psicóloga Dr. Leonor D'Ávila Brandão.