sobre os medos...

Alguns medos são sinais de saúde, pois são como uma bússola, que sinaliza o perigo e assim nos protegemos. Nos sinaliza para que possamos buscar estratégias para evitar o pior. Este é um medo bom, positivo. Devemos estar atentos a estes sinais. Desde pequenos nós pais ensinamos as crianças a observar estes avisos, como por exemplo: não pode brincar no fogão, atravessar a rua olhando para os dois lados, atravessar na faixa de segurança, não deixar as crianças expostas à violência, tanto na vida real, como na TV ou computador....
Também existem os medos que não são positivos e sim medos sabotadores, que inibem nosso crescimento. São medos que fazem com que fiquemos sem iniciativa, sem coragem. É um medo que precisamos desmascarar para fortalecer nossa coragem, para correr riscos necessários para o crescimento. É importante aprender a diferenciar estes medos. O medo que nos protege e o medo que nos imobiliza.
Na vida familiar, entre amigos, podemos ajudar uns aos outros a fortalecer nossa coragem para tirar o poder das histórias do medo inimigo, como nos diz Maldonado. No fim desse processo de vencer estes medos que nos trancam podemos conseguimos rir das histórias que nos amedrontam. Substituir esses pensamentos que nos apavoram por pensamentos mais positivos e realistas é uma habilidade que nos liberta.

Livros citados durante o programa “Medos infantis”

1. Medos, medinhos, medonhos – como lidar com o medo infantil.
Organizadora: Márcia Barbosa da Silva
Editora Ijuí
2. Lobo de Estimação de Heloisa Prieto ilustração de Janaina Tokitaka
Editora projeto
3. Mmmmmonstros! - poesia, infantil, de Ricardo Silvestrin
Editora Salamandra, São Paulo, 2005

O programa sobre "mesada" irá ao ar 30 de maio e 3 de junho.


0 comentários: