Participação dos nossos ouvintes

Olá ouvintes do programa, blogueiros, amigos...
Segue texto escrito pelo nosso querido Marcelo Nadruz. Ouvinte, amigo e pai participativo do programa “alô pai e mãe”. Após ser convidado para gravação de “pais que trabalham muito” ele escreveu estas linhas na sua reflexão sobre o assunto. Compartilhamos com vocês
Apreciem.

Pais que trabalham demais
por Marcelo Nadruz
A meu ver, existem dois fatores preponderantes que ilustram o problema na tentativa de compreendê-lo:

1) Pais que trabalham demais por não terem outra opção, senão cumprir uma carga horária exaustiva e excedente e por absoluta necessidade; podem estar com mais freqüência nas classes menos favorecidas ou não, dependendo do significado dado à palavra “necessidade” que pode ser tanto financeira quanto simplesmente ter que seguir à risca as regras (muitas vezes escravagistas) da entidade ou empresa à qual está filiado.

2) Pais que trabalham demais por ultrapassarem a linha do bom senso se entregando viciosamente à sua atividade profissional como um sacerdócio obsessivo que, muitas vezes tem origem em processos notórios de uma autêntica “fuga de si mesmo” ou do meio (muitas vezes incômodo) que o cerca. Tudo isto para não enfrentar os obstáculos naturais da própria vida. Podem se tornar indivíduos pretensiosos e exclusivistas onde os seus pontos de vista são mais importantes e definitivos do que os demais e não permitem questionamentos de sua conduta (postura esta encontrada nos viciados em qualquer coisa). Em geral “mergulham” numa irrealidade assumida porque ali se tem uma sensação de segurança e proteção permanentes. Existe provavelmente muito pânico e medo nestas pessoas quanto ao futuro, pois, se agarram com “unhas e dentes” a valores duvidosos como a manutenção desesperada de uma posição profissional de destaque, bem como, um sobrenome a zelar ou um status social abastado, transformando o seu dia a dia.


0 comentários: