Literatura infantil

Todos os anos, em época de Feira do Livro, os porto-alegrenses (e demais cidadãos do estado) são surpreendidos pelas inúmeras publicações de livros que nos são postos à disposição. Dentre esses, a Literatura Infantil tem espaço – literalmente – privilegiado. Os pais e educadores, então, são convidados a pensar não só no que vão ver e comprar, mas também no que ela – a literatura infantil representa na vida de uma criança.
Foi com este intuito – de ajudar a esclarecer as dúvidas dos pais – que gravamos o programa “histórias infantis” no ar neste sábado dia 8 e na quarta-feira, dia 12, às 9h da manhã. Para que os pais possam usufruir melhor desse maravilhoso recurso que é a Literatura Infantil, convidamos a fazer parte do programa uma especialista na área, a estudiosa e escritora de obras para crianças Gláucia de Souza.
O que tem de tão interessante num livro? Para que comprar livros para as crianças, inclusive para as que ainda nem lêem? – O livro é um instrumento que nos leva a qualquer lugar do mundo em alguns segundos; não só isso, pode nos levar a qualquer lugar de nós mesmos. Através da leitura, através da história contada por outro, dividimos experiências, afetos, sentimentos, conhecemos e reconhecemos um universo único: O nosso próprio universo. E como isso é possível? O livro é o estímulo, o elo, entre o real e o fantástico, entre o sonho e a realidade, que nos permite criar, inovar, vivenciar novas emoções a cada dia. Como diz o slogan deste ano da feira: ler enriquece.
Não há riqueza maior que a sabedoria, que respeitar nossa capacidade cognitiva, nossa inteligência. Mas, ler se aprende; não nascemos com este desejo. Aí entram os pais com sua função, a educação e nós: o programa “alô pai e mãe”.
Não percam, está bem interessante.

Livros citados no programa:
- O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos, de Nelly Novaes Coelho, Editora DCL.
- Três contos de muito ouro, de Fernanda Lopes de Almeida, editora Projeto.
- Histórias de Mukashi: conto populares do Japão, de Lúcia Hiratsuka, Editora Elementar.
- Urashima Taro: a história de um pescador, de Lúcia Hiratsuka, Global Editora.
- Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões, de Ricardo Azevedo, Editora Projeto.
- Revista "Toca" e "Peteca", Editora Magia de ler (http://www.magiadeler.com.br)
- Pé de Pilão (opereta) de Mário Quintana, música de Cláudio Levitan, Nico nicolaiewsky e Vitor Ramil
T de Ti T de Ta de Helô Bacichette; ilustrações de Laura Castilhos Editora Maneco
- Fadas no divã -psicanálise nas histórias infantis- de Diana L. Corso e Mário Corso Editora ARTMED
- A psicanálise dos contos de fadas de Bruno Bettelheim editora Paz e Terra
- O conto de fadas de Nelly Novaes Coelho
- Cantigas de ninar vento de Gláucia de Souza Ilustrações: Cristina Biazetto Músicas: Jorge Hermann Arranjos: Marcelo NadruzKalligráphos, 2004


0 comentários: