Que escola eu quero para meu filho?

Moramos dez anos no Rio. Quando nossa filha estava com aproximadamente quatro anos, resolvemos voltar a Porto Alegre. A distância da família, os nossos pais envelhecendo, a possibilidade da convivência com tios, primos, avós e uma cidade mais tranqüila, nos pareceu fundamental naquele momento. Voltamos.
Com isso também vieram muitos questionamentos, dente eles: que escola queremos para nossa filha? Afinal ela estava com quase cinco, iria para o Jardim e logo para o primeiro ano. Fomos em busca de informações: visitas a escolas, conversas com os amigos, estávamos há muito tempo longe da cidade; muita coisa havia mudado. Das visitas que fizemos, fomos ao colégio que meu marido freqüentou quase toda sua vida escolar. Sempre admirei o carinho e a convivência que ele mantinha com ex-colegas, apesar do tempo, das diferentes profissões, opiniões futebolísticas ou partidárias.
Marcamos uma visita; conhecemos os espaços físicos, a proposta pedagógica e nos surpreendemos ao ver que existiam outros colegas do meu marido com filhos da mesma idade da nossa filha. Optamos por esta escola. No primeiro dia de aula, nossa filha foi convidada a ir à casa de uma coleginha - seus pais haviam estudado com meu marido. Ficamos todos nos sentido em casa: acolhidos, respeitados, amados; era o que precisávamos naquele momento e, era o que queríamos para nossas vidas: a possibilidade de boas convivências, vínculos sólidos, um porto seguro.
Hoje ela está bem crescidinha. É responsável, atenta para consigo e com os outros, gosta de ler, faz dança, canto, isto é, encontrou na escola que escolhemos os valores e as aptidões que sempre estimulamos. E mais: ela trouxe outros que se mostraram muito positivos como a religiosidade. Fizemos uma boa escolha que se reflete no jeito de ser da nossa filha – e no nosso também.
Esta foi nossa escolha devido à nossa história e necessidade. Cabe aos pais pensar o que cada um vai querer que seus filhos – cada filho – desenvolvam: que valores consideram essencial, o que pode e o que não pode ser negociado. Mais que observar se a escola é bonita, se tem bons brinquedos é: que tipo de vínculos ela propicia? Lá há espaço para a criatividade, para o respeito e o acolhimento à individualidade, ao pensamento crítico?
Nesta época do ano, é uma boa hora para pensarmos neste assunto. É claro que sempre podemos optar pela troca de escola, mas o ideal seria investir um pouco de tempo agora para não expormos nossos filhos a sofrimentos desnecessários.
Não perca o programa “alô pai e mãe” sobre “que escola eu quero para meu filho?” (dia 15 e 19 de novembro) Com a participação de pais e mãe que – assim como nós – já passaram ou passam por este conflito. E nada melhor que ouvirmos e trocarmos opiniões sobre os assuntos que nos afligem para que nos aliviemos das nossas angústias, não é verdade?
Depois do alívio de termos feito à escolha da escola, segue a necessidade do acompanhamento; aí é outra história, outro programa.


1 comentários:

Unknown disse...

Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446